terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O erro é de quem?

Recentemente eu tive acesso a uma carta escrita por um detento brasileiro que está preso numa penitenciária no Japão. A carta foi entregue a uma pessoa que faz visitas mensalmente a estes presídios em nome do governo brasileiro.
Um preso no Japão, pode receber visitas apenas uma vez por mês e por 15 minutos no máximo. A conversa deve ser em idioma japonês e acompanhada por um guarda que fica atrás do preso. Porém, se a visita é feita por uma autoridade brasileira, pode se falar português e não existe limite de tempo.
Segue abaixo a transcrição da carta exatamente como foi escrita. Apenas mudei o nome do endereçado para "Senhor".

"Oi, Senhor, Tudo bem?

Senhor,

A visão que eu tenho de família aqui no Japão é a seguinte:

A gente começa a trabalhar muito cedo, sem noção do que fazer com o dinheiro. Dinheiro na mão e pouco juízo.
Vivemos na rua. A rua e os amigos se tornam importantes. Queremos fazer parte do ambiente aonde tentamos nos formar e fica difícil dizer não. As más companhias...

Às vezes sabemos que é errado, mas e daí? Quem vai ligar, quem vai nos repreender? Nossos pais?
Sabemos que eles estão muito ocupados para prestarem atenção em nós. Os pais ficam com aquela idéia fixa de que o futuro do filho está no dinheiro e eles tentam juntar e às vezes não conseguem. Não conversam com os filhos sobre sexo, drogas e vários outros assuntos. E sempre evitam conversar.

Tá todo mundo aprendendo na rua e na rua, o que aprendem é bem diferente do certo.
Em muitas rodas de amigo, quem não usa, não transa, é visto como diferente. É posto de lado.
Ninguém quer isto. Não sabe dizer não.

A facilidade de obter drogas, mais a influência dos amigos é fatal. As drogas estão de um jeito no meio dos jovens, que é bem pior que os pais imaginam.
Não é a toa, que os traficantes gostam tanto de fazer amizade com os brasileiros. Sabem que a onda dos usuários do cristal é grande.
O pessoal começa usando pouco e vai aumentando. Depois não conseguem trabalhar, aí caem no roubo. Só vai piorando e um puxando o outro.
Não é só coisa de meninos não. Tem muitas meninas usando drogas.

Essa hora que os pais tem que conquistar a confiança dos filhos, para que eles vejam nos pais um porto seguro, para onde podem correr quando se sentirem perdidos.
Mas a maioria vê nos pais, apenas um chato que só sabe reclamar.

São vários os sinais quando a coisa está indo mal. Não param em serviço, ficam um, dois, três dias sem aparecer em casa, não comem e por aí vai... Só não vê quem não quer.
Não é coisa de idade, como muitos dizem.

O pior, é que o amor dos pais, se esfriou. Eles não querem ter mais trabalhos em casa do que já tem na fábrica. Por isso, fingem não ver muitas coisas.

Os pais se arrependerão muito quando verem tarde demais. O que falta no filho é o mais importante. Nenhum dinheiro do mundo pode comprar. Apesar de ser de graça, eles não deram.

Um filho sem educação, não dará o mínimo valor ao suor dos pais. No lugar do amor terá uma grande revolta para onde viram. As lágrimas serão sempre sua companheira junto as dos pais.

A cadeia será o destino de muitos jovens aqui no Japão?

O erro é de quem?"


- Carta de um jovem detento no Japão -

8 comentários:

  1. ola gostaria de fazer uma denuncia gravissima, os estrangeiros ( Brasileiros, Peruanos, Espanhois, etc.....) que estao presos em kanagawa ken yokohama shi kounan ku konan 4-2-2 codigo postal 233-8501, estao sofrendo agressoes, mals tratos, ameaças, racismos, dos policiais (carcereiros), estao sem nenhum direito constitucional... estou enviando uma copia dessa para todos os consulados, embaixadas, radio e televisao, para que os representantes legais desses estrangeiros, possam tomar alguma providencia sobre o caso... ( tenho familiar preso nessa unidade, e recebi aki no brasil bilhetes com pedido de socorro... aguardo urgentemente uma resposta por email.....

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de poder ajudar. Mas ajudar uma pessoa anônima é impossível, não acha?

    ResponderExcluir
  3. Bem, a gente fazendo as coisas certinho , andando na linha, a japonezada eh sempre racista(tem exceções, claro), imagina um preso brasileiro no meio de policiais japa... naum q eu ache certo, mas num fico surpreso, por isso, pense bem antes de fazer algo errado, porque aki alei eh severa e funciona!!

    ResponderExcluir
  4. Carta de vagabundo bandido arrependido e o pior coloca a culpa nos pais, com 14anos qualquer um sabe o caminho que deve seguir, tem que si fode mesmo.!!!!

    ResponderExcluir
  5. Olha cresci aki e pela experiencia que tive a carta é a mais pura realidade, muitos conhecidos hoje estão presos, muitos casaram e tem filhos, se julgam adultos por saber falar nihongo e ser pai, mas problemas com drogas existe no mundo inteiro e aki no japao só se agrava um pouco mais pelo poder aquisitivo que voce conquista trabalhando como peão em fabrica. Os pais não estão nem ai para educação dos filhos essa é a realidade pensam que só pq estão na escola quer dizer que estão no caminho certo ou pq começam a trabalhar são independentes e não fazem nada errado. Japão país maravilhoso Brasil extraordinario a unica coisa que estraga é a pura ganancia por dinheiro e a falta de responsabilidade que os pais tem com seus filhos, mas isso ai daki uns 10 anos os pais irão começar a colher o que plantam hoje comigo não é diferente com as crianças de hoje também não será .... A unica coisa que vejo hoje é muita ONG se aproveitando das crianças de hoje ´para tirar dinheiro do governo e realizar projetos sociais pois o governo japones tem verba mas nem imagina, nem tem idéia como aplica-lo a unica coisa que sabem é que se naum apoiarem nada a imprensa vai cair em cima .... E isso é cultura aki Se preocupar com o que os outros irão pensar e falar afinal vivemos no pais de primeiro mundo pena que esses (tem excessões) lideres da comunidade brasileira estão pensando só no dinheiro e nada de concreto para a comunidade em si.

    obs: Brasileiro tem um poder imenso de adaptação isso tiro o chapéu agora os roubos não são de carros ou drogas mas o crime esta em outro lugar e ninguém nem imagina mas tenho fé que investiguem e achem o caminho certo pois quando isso vir a tona com certeza voces irão ficar bobos em saber tudo que acontecia e nós apoiavamos.

    ResponderExcluir
  6. na hora de roubarem trabalhadores esses bandidinhos nao tem pena ...tem que ser mau tratados pelos policiais mesmo ...eles tem o que merecem pois na hora de roubarem nao pensarao nas horas em que a gente fica nas fabrica ,com a crise teve brasileiros roubando apartamentos de brasileiros ..esquecem que todos estao aqui por causa do mesmo objetivo se esses ladroes nao gosta de trabalhar ..ninguem gosta ...mais trabalhamos pra nao prescisar fazer coisa errada ..incrivel como tem miolo podre que viaja tao longe pra fazer mau as pessoas ...tem mais que levar uma surra ...pq na hora que eles vao fazer um assalto eles ate tira a vida de trabalhadores sou contra a pena de morte pq acho q a justiça tem q ser feita aqui na terra tem país que corta a mao fora pra parar de roubar eu voto a favor ...a surra que eles nao levarao dos país agora leva dos policiais bem feito

    ResponderExcluir
  7. claro tbm concordo com o ultimo anonimo, so que o rapaz preso e meu irmao, e ele foi preso pq um japones bateu com o carro nele ( ele parado ) e o japones ao ver q era gaijin e nao tinha carta, chamou a policia.... mas vlw pelos comentarios, foda-se os japoneses ( alguns ) esse pais de ignorantes ja ta passado.. eles tratam as pessoas ( gaijins ) como mercadoria, os estrangeiros q fazem o dinheiro do japao,( em certo ponto ) agora eles percebem isso, os estrangeiros vao embora (devido a crise) e fabricas fexam...... so lamento

    ResponderExcluir
  8. Muitos jovens aqui no japao sao vitima das drogas sem saber as consequencia .principalmente o cristal..
    Eu so um deles ja fui preso ja paguei o que devia
    Agora do valor a liberdade
    So consegui sai da "vida loca"quando encontrei novo objetivo na minha vida minha esposa e meus filhos
    Nw deixei de lado meus amigos mais vc tem que ser forte e lembra os sofrimento que vc passo enjaulado ,
    Com certeza falto um poco dos pais mais nem por isso temos que jugalos
    Eu acho isso se vc nw teve conselhos dos pais construa a sua propria familia
    Vc aprende com eles mais tambem encina
    Para as pessoas que tao la dentro
    Fe em deus
    E nao cometa os mesmos erros quando sai

    ResponderExcluir

Sinta-se livre para comentar o que quiser!

Comentário que contenha palavrão ofensivo poderá ser excluido.